09 outubro, 2008

A minha escola

Há muito que não apareço.
Pensando bem, talvez seja melhor dizer: "há muito que não tenho tempo para mim e, portanto, para vir aqui", a verdade é essa. Não tenho tido tempo sequer para os meus desabafos; e isto é grave.
Desde que entrei na minha escola que não tenho tempo para nada; vivo em função da escola; do trabalho da escola.
A primeira impressão que tive quando entrei na escola - e que ainda tenho! - é que é uma escola fantástica em termos de qualidade e condições de trabalho. Ora vejam: todas as salas têm um computador (mais ou menos velho mas funciona!), um videoprojector em, praticamente, todas as salas, devidamente instalado no tecto, prontinho a funcionar; uma boa quantidade de quadros interactivos a funcionar; uma sala de trabalho para cada grupo disciplinar com boas mesas de trabalho, computador, estantes de livros e, no meu caso, ao lado das salas específicas de aulas (laboratórios); não temos livros de ponto, usamos infoponto; 90 min do meu horário são para planificar aulas em conjunto com os colegas que dão os mesmos níveis de ensino que eu - fazemos tudo em conjunto e partilhamos materiais - todos trabalham para o mesmo e se entreajudam; Cada grupo disciplinar organizará uma das várias "festas" que a escola realizará ao longo do ano, tipo: o magusto, a Ceia de Natal, o Sarau, entre outros; temos uma sala de professores simpática, arejada, grande e com um bar que nos mima com uns petiscos saudáveis: sopa, saladas, sandes c salada, frutas e salada de frutas, e outros que tais; os funcionários muito simpáticos e prestáveis; um conselho executivo competente, ambicioso e amigo dos seus professores; toda a comunicação que é feita no placard da sala de professores é enviada por email para cada professor; o email é também utilizado para comunicação e partilha de materiais entre colegas (acumulo quase 100 email's da escola desde início de Setembro!)
i
Quem não gostaria de estar numa escola assim?! :)
i
Eu adoro! Mas tudo tem um senão...
i
Tudo o que o Ministério exige, nós cumprimos - algo com que eu não concordo, dado a minha "Natureza rebelde", diria (lol) - inclusive a avaliação docente.
Quando se fala em avaliação, a minha escola é a melhor das melhores; "se bem o pensa, melhor o fará."
Papéis e mais papéis, grelhas e mais grelhas, discussões e mais discussões - que me deixam sem tempo para preparar as minhas aulas devidamente, como eu gosto, e propósito no qual eu considero que me devo centrar. Ainda mais que me saiu na rifa o 12º ano para leccionar - estou atolada em trabalho!
O que me chateia é que parte do trabalho que tenho tido não contribui para o meu sucesso como professora e para o sucesso dos meus alunos - que é o que me importa - dado que, com pouco tempo, não preparo as aulas como gostaria!
A avaliação do desempenho docente veio tirar tempo aos bons professores e ocupar os que não faziam nada, é a minha humilde opinião!
Enfim... não há bela sem senão!