28 maio, 2008

Desafio 2 em 1

Ando um pouco desaparecida, como diz a Bell. Ando cansada. Tou um pouco farta do computador (devo-o à tese) mas continuo a ser obrigada a trabalhar muito com ele para a escola. Ando sem paciência para os meus próprios desabafos; infelizmente eles não mudam nada do que está mal na Escola. Há tanta coisa mal!... Ando irritada. Sem paciência, mesmo. Mas isto passa, vamos ter esperança. Já só faltam 3 semanitas... o que é isso?!
i
Respondendo ao desafio (um pouco atrasada) da olho_azul e também ao da Bell, cá vou eu :)
i
olho_azul: desculpa, olhando para as 6 coisas que não te importam fiquei sem ideias para responder ao desafio, então alterei-o para 6 coisas que me importam.
i
6 coisas que me importam
Que deitem lixo para o chão: não compreendo como "nesta altura do campeonato" ainda há pessoas que têm a LATA de deitar lixo para o chão! Noutro dia ia a conduzir e o condutor do carro que seguia à minha frente abriu a janela e zás, uma bola de papel para o chão! Claro que lhe buzinei. Mas acredito que até hoje ele não perceba porquê!
i
Que me passem à frente nas filas: fico passada quando estou há horas numa fila e vem um espertinho e "dá o golpe"!
i
A indisciplina nas escolas: está cada vez pior. Acreditem que, se eu pudesse, fazia alguma coisa em grande!
i
Os palavrões: ainda não me habituei ao Norte onde as vírgulas e todos os outros sinais de pontuação são palavrões. Mas tenho de os ouvir em todo o lado e ditos por toda a gente, de qualquer idade ou sexo!
i
Que cheguem sistematicamente (bastante) atrasados: há pessoas que simplesmente não sabem o que é chegar a horas! Uma vez ou duas ainda desculpo...
i
O sofrimento: não suporto vê-lo. Nas crianças que sofrem; nos pobres; nos sem abrigo; nos desalojados; nos refugiados. Enfim...
i
6 coisas que odeio
Mentiras: não suporto mesmo. Principalmente quando são mentiras esfarrapadas que ficam com "o rabo de fora". Grrr Prefiro sempre a verdade mesmo que seja dura.
i
Gente cínica: simplesmente não suporto.
i
Esperar: Não gosto mesmo nada de esperar. Se tiver de esperar mais de 10 min por alguém já fico a ferver. Fico tão mal disposta que ninguém me atura! lol Ahh e a má disposição vai aumentando com o tempo de espera!
i
Creme de favas/ nabiças/ tofu/ algumas comidas c sangue: tinha de falar em comida pois adoro comer e estou faminta; ainda não tomei o pequeno almoço! Apesar de adorar favas guisadas com carne de porco e ovos escalfados, não suporto o creme de favas, vá-se lá saber porquê! As nabiças amargam tanto que não compreendo quando me dizem que "são tão boas". Quanto ao tofu, se eu fosse vegetariana estava tramada. Cabidelas, por favor, não!
i
Falta de civismo: na estrada, num café, na rua, enfim... Por exemplo, quando conduzo em filas, deixo sempre entrar alguém que se apresenta pela direita num entroncamento que não tem prioridade. Quando me calha a vez a mim, apanho sempre com gente que não sabe o significado de civismo. Outro exemplo: quando estamos numa sala de espera a ver TV e vem um(a) espertinho(a) e muda de canal sem pedir autorização aos presentes. Fico passada!
i
Que me roubem as ideias: há sempre alguém que se aproveita das nossas ideias e as expõe como sendo dele(a). Fico passada! Sendo eu uma verdadeira idiota, ando sempre a ser vítima de roubo. lol
i
"Prontux", desabafei tudo :)
i
Agora quem é que eu desafio...?! Hmmmmm podes ser tu! Sim, tu, que me estás a ler :) Estás desafiado(a), toca a responder!

15 maio, 2008

Finalmente o fim :)

(ou o início... não sei bem de quê!)
Foi no dia 12 que, depois de ter acordado às 4h da manhã com dores de barriga que acompanhavam uma grande ansiedade, defendi (com unhas e dentes, hehe) a minha dissertação de mestrado. O resultado foi um "Muito Bom" acompanhado de alguns elogios e incentivos para continuar.
Aguardem por mim! :)
i
Estou de regresso ao mundo escolar, onde me espera a minha "linda direcção de turma" que está cada vez mais indisciplinada. Dado que o "chefe" ainda não deu ordens para aplicação de medidas, eles vão fazendo o que querem e dizendo: "Eles falam, falam e não fazem nada". E riem-se na cara dos professores.
i
Assim vai o ensino em Portugal: uma gestão constante de conflitos e tentativas de educação falhadas acompanhadas, por vezes, de defesa pessoal!

03 maio, 2008

O Conselho Disciplinar

Depois de terminar o procedimento disciplinar do qual fui instrutora e que resultou na aplicação de medidas correctivas, as participações disicplinares continuaram a chover: vão desde participações de funcionários a relatar brincadeiras parvas de alguns alunos que mandam colegas ao chão e saltam em cima deles, passando por relatos de comportamentos descontrolados de ordem sexual (é verdade, a Primavera chegou em grande, só espero que daqui a 9 meses não chegue outra notícia) até 7 participações disciplinares da professora de Matemática numa só aula!
Bom, depois disto, eu disse para mim mesma: ou fico maluca, ou deixo de dar aulas e trato de ser inspectora a tempo inteiro ou vou ao "chefe" e digo-lhe que actue.
Optei pela última hipótese. Um dos despachos que o "chefe" deu foi: "a D.T. deve convocar Conselho Disciplinar que será presidido pelo presidente do C. Executivo".
Convoquei, então, o Conselho Disciplinar.
Como correu? pessimamente mal! O que foi decidido? Nada!
Volvida uma hora e meia de reunião, cada um dos professores tinha exposto os problemas que tem com cada aluno indisciplinado (são 6 alunos) e emitido opinião quanto às medidas a aplicar-lhes (devo dizer que se um professor dizia "mata" o outro dizia "esfola" porque estão todos "passados" com a indiciplina da turma). Ficou também decidido que dois deles têm de ser acompanhados pela psicóloga da escola (sobrou para mim esta tarefa) pois podem estar em risco. Talvez seja mesmo necessário accionar a CPCJ (Comissão de Protecção de Crianças e Jovens em risco).
Depois de tudo isto, o presidente da reunião continuou dizendo qualquer coisa como "ok e tal... sabem... nós não podemos... porque a lei..." (desculpem o termo, "lixando-se" para o que tinhamos estado a fazer durante a reunião toda) Nisto, uma colega (daquelas que não têm pápas na língua) "dá um murro na mesa", perguntando se tinha estado a gozar com o pessoal naquela hora e meia. Foi o rastilho para uma bela discussão. A reunião terminou de forma abrupta, por ordem do presidente, mandando todos embora. "Eu trato disto", disse.
O problema é que não tratou e as participações disciplinares continuam a chover! Mais ainda, os alunos perguntam descaradamente: "então, professora, o que foi decidido no Conselho Disciplinar?", "Eles falam, falam e não fazem nada!"
i
Pois é, não fazemos nada porque a minha escola não tem um "presidente de tomates", nem "pulso" para eliminar a indisciplina. Na minha escola não se pode nada!
Ao contrário da escola onde estive no ano passado, num bairro problemático do Porto, onde o presidente tinha um "pulso firme" para castigar aqueles alunos selvagens (deculpem a forte expressão... só quem dá aulas em escolas destas é que sabe avaliar). Se assim não fosse, ninguém conseguia entrar na escola com medo.
i
Alerta: presidentes de pulso, precisam-se!