15 junho, 2008

Mais três procedimentos disciplinares

A odisseia dos procedimentos disciplinares continua. Infelizmente.
Cada vez que chego à minha gaveta de Direcção de Turma (local onde me deixam todos os "presentes" relacionados com a D.T.) encontro participações disciplinares. Umas feitas por professores, outras feitas por funcionários. Sim, porque os "meus meninos" não fazem distinção: se é para portar mal, é para portar mal em todos os locais da escola.
i
Participação I: o aluno C. portou-se mal durante a prova de avaliação, conversando e virando-se para trás, não acatando os avisos da professora. A professora, já saturada, repreendeu-o obrigando-o a voltar para a frente por contacto físico. O aluno não gostou e empurrou a professora. O aluno alegou que a professora lhe deu um "estaladão".
i
Participação II: O aluno T. passou a aula a conversar, a rir e a fazer barulhos repetitivos, perturbando a aula e desafiando a professora. A professora, já saturada, repreendeu-o abeirando-se dele e fazendo uma tentativa de lhe "puxar as orelhas". Não teve portunidade porque o aluno antecipou-se: levantou-se, empurrou a professora e vociferou "vá para o ca**lho" saindo porta fora.
i

Participação III: A aluna C., irritada com a decisão da professora acerca da classificação de um trabalho, "murmurou em voz alta" para um colega, à frente da professora: "esta stôra é mesmo monga". Teve pouca sorte porque a professora ouve muito bem.
l
Abrir a gaveta da Direcção de Turma e dar de caras com isto tudo não é nada agradável, como devem imaginar. Encaminhei-me para o Conselho Executivo e entreguei as ditas ao presidente para instauração de procedimentos disciplinares. Desta vez tiveram pena de mim e não me nomearam instrutora.
l
Resultados: 3 dias de suspensão para o C.; 5 dias de suspensão para o aluno T. e para a aluna C. Os processos foram agravados pelas inúmeras participações acumuladas pelos acusados.
l
O pessoal tira uma licenciatura para isto... para aturar má educação dos filhos dos outros; para fazer de inspector da P.J. e para não ter tempo sequer de preparar devidamente as aulas e ensinar, que é para isso, e por isso, que um professor escolhe a profissão!
l

4 comentários:

Pedro disse...

Que miséria. Com alunos desse só apetece dar um sermão valente aos pais dessas pestes!!!

rosa do deserto disse...

Como eu compreendo tão bem essas palavras finais. É exatamente o que sinto. Estou completamente farta de tudo isto...

É muito triste ver no que transformaram esta profissão e no que NÓS deixámos que se transformasse...

Força ;)

titofarpas disse...

Parabéns pelo blog
Posso adicioná-lo no meu?
Obrigado

Malmequer disse...

Como eu me revejo nestas participações. A diferença é que a DT da turma em questão não faz nada e o executivo ainda menos. Apetece-me sair desta profissão. Eu!!! Que sempre quis ser professora. Sinto-me desautorizada e vítima de violência psicológica diariamente. E com colegas que nem sabem o que significa a palavra solidariedade!!!