25 julho, 2007

Injustiças nas avaliações

Na última reunião de C.T. de uma das minhas turmas do 9ºano, uma dúvida pairava no ar: em que condições os alunos podem realizar Exames de Equivalência à Frequência do 9ºano em Setembro, caso tenham obtido "não aprovado" como CF?!
Esta dúvida foi levantada por uma colega que acumulou horário em duas escolas - uma escola da DREC e uma escola da DREN (a minha).
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Na reunião que estávamos a ter os alunos que obtiveram três níveis inferiores a 3 ficaram "não aprovados" sem hipótese de realizar Exames de Equivalência à Frequência em Setembro enquanto que na escola da DREC, de onde a colega tinha acabado de chegar de uma reunião idêntica, os alunos vão ter oportunidade de realizar Exames de Equivalência à Frequência em Setembro para ver se ainda conseguem transitar.
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Ora, instalou-se a discussão; a colega ligou para a sua outra escola a confirmar os procedimentos e condições em que tal acontecia. Confirmaram tudo. Se não houve erro de comunicação, alunos de escolas diferentes, nas mesmas condições, são sujeitos a critérios diferentes.
Na nossa escola reafirmaram que estávamos a fazer o correcto; apresentaram a legislação que estava "assinada por baixo" por uma reunião de esclarecimentos que alguém da DREN realizou com o pessoal responsável de cada escola da região.
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Pergunto eu: afinal cada um faz o que quer?! As DRE's não actuam em consenso?! É justo os alunos de umas escolas poderem realizar exames em Setembro e os de outras escolas não?!
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Ora, o que me levou a escrever o post apenas hoje foi o facto de ontem me ter cruzado com uma aluna de OUTRA escola da DREC que também vai fazer exames em Setembro porque ficou "não aprovada" em Julho por ter nível inferior a três nas disciplinas de Matemática, História e C.F.Q.
É claro que me lembrei logo dos meus alunos!!! Coitados, não podem fazer os referidos exames!
PORQUÊ?!
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Conclusão: os alunos da minha escola (a única de que tenho conhecimento na área da DREN) estão a ser injustiçados relativamente a estes alunos da DREC!!!
Quanto a alunos de outras DRE's não sei de nada...
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21 julho, 2007

Mais uma vez... o regresso

Depois de realizar as reuniões finais do 9ºano e de departamento na semana passada, escalaram-me para a equipa de verificação da implementação do despacho 50/2005 no programa informático. Ora, como só se pode verificar a introdução dos dados depois de eles serem introduzidos pelos D.T.'s, essa tarefa apenas terminou na 3ªf. Depois de alguns contratempos, que nos fizeram chamar à escola, 2 dias consecutivos, o colega coordenador do programa, que estava de férias (coitado), ficou tudo direitinho.
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Seguiu-se nova tarefa: todos os grupos/conselhos deveriam gravar as actas das respectivas reuniões num CD. Coube-me a organização das actas do C.T. da qual sou secretária. Tarefa fácil, não fosse eu ter tido a avaria no computador que me apagou tudo o que eu lá tinha, inclusive algumas actas porque outras, graças a Deus, tinha-as na pen drive (sim, aqui a burra leva o portátil para as reuniões para fazer, imediatamente, as actas). Lá estive a passar para o computador as actas que estavam em falta para as colocar todas no CD.
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Espero que, depois disto, as coisas acalmem. Estarei de prevenção ainda durante alguns dias.
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A tarefa seguinte e, talvez, a mais árdua, foi a de, ontem, MAIS UMA VEZ, arrumar a casa no carro e PARTIR.
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Arrumei o confronto com um tipo de alunos com o qual nunca tinha contactado (o que vale é que eu gosto sempre de experimentar tudo, ou quase tudo, pelo menos uma vez, para não ser ignorante), arrumei faltas de respeito, de educação, gritos, porradas, conselhos disciplinares, lágrimas, péssimas classificações, até mesmo inúmeras classificações zero, mas também formação em L.G.P. (Língua Gestual Portuguesa), alunos surdos, afectos, amizades, boas relações com colegas (que me orgulho de saber, sempre, gerir; apesar de alguns conflitos entres eles, comigo está sempre tudo bem), descoberta de uma nova terrinha da qual eu fico com um pedacinho e na qual deixei um pedacinho de mim.
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Arrumei os meus "caquinhos" no carro - que veio cheio até ao banco da frente (hehehehe) - e regressei!
Apesar de tudo, triste.
Foi uma viagem longa na qual tive oportunidade de "rever" todos os episódios marcantes.
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O ciclo repetir-se-á (!?)
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16 julho, 2007

A grande surpresa

Saídos os resultados dos exames nacionais de Português e Matemática do 9ºano há que reunir novamente para ditar o veredicto final.
Assim fizémos.
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E o resultado é...
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Ficaram "não aprovados" apenas 9 alunos num total de pouco mais de 60 alunos! Eu diria MUITO BOM!!!
MAS...
Poucos foram os que passaram sem duas ou três negativas...
Muitos foram os que obtiveram classificação de 1 no exame nacional de Matemática, tendo tirado, muitos deles, nível 4 na avaliação de frequência!
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Agora podemos dizer que já temos mais uns quantos portugueses com a escolaridade mínima obrigatória! IUPIIIIII
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Assim anda o ensino...
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03 julho, 2007

Transita ou não transita?

Acabam as aulas. O passo seguinte é doloroso: avaliar. E avaliar implica analisar, ponderar, ajustar, decidir... enfim, emitir uma sentença. Pelo menos, eu, sinto-o como tal.
É um processo que exige muito de mim. Custa-me imenso. Mas já o fiz; já terminaram as reuniões, já foram entregues as actas; já foram afixadas as pautas.
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Resultados finais das minhas turmas do 7ºano (as únicas na escola):
Turma 1: transitaram 23 alunos; ficou retido 1 aluno;
Turma 2: transitaram 20 alunos; ficou retida 1 aluno;
Turma 3: transitaram 13 alunos; ficaram retidos 6 alunos.
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Aposto que, neste momento estão a pensar "nada mau".
Realmente, não foi nada mau. E é compreensível a turma 3 ter tido 6 retenções pois foi aquela turma complicadíssima da qual vos fui relatando, ao longo do ano, alguns episódios muito infelizes. Fiquei mesmo admirada com o "reduzido" número de retenções.
Agora digo-vos: isto são apenas "aparências"; e, certamente, já ouviram dizer que "as aparências iludem"! Pois iludem!
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Em que condições um aluno "transita" ou "não transita"?!?!
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Depende da escola! Na minha escola os alunos podem passar com quatro negativas; sim, disse QUATRO negativas!!! Desde que não seja cumulativamente L.P. e Matemática (já não é mau).
Na turma 3 apenas quatro alunos passaram sem negativas; todos os outros passaram com três e quatro negativas!!!
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Assim é que é! Arranjar estratégias para conseguir passar o maior número de alunos possível, para aumentar as estatísticas das transições!
Assim vai o Ensino em Portugal!
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Em jeito de conclusão, o total de alunos retidos, naquelas três turmas, foi oito. Se ficassem retidos com 4 negativas, teriam ficado retidos dezasseis alunos!
É preciso dizer mais alguma coisa?!
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