30 junho, 2007

Aqui vai mais um...


... PRÉMIO! :)


A professorinha brindou-me com o

"O Prémio "Blogue com grelos" premeia mulheres que, na sua escrita, para além de mostrarem uma preocupação pelo mundo à sua volta, ainda conseguem dar um pouco de si, dos seus sentires e com isso tornar mais leve a vida dos outros. Mulheres, mães, profissionais que espalham a palavra de uma forma emotiva e cativante. Que nos falam da guerra mas também do amor. A escrita no feminino, em toda a net lusófona tem que ser distinguida."
i
OBRIGADA, professorinha!
i
Tal como manda o regulamento, aqui vão as 5 nomeações:
Vida de professor, Ana Cristina
i
White Angel, White Angel
i
i
Um olhar azul, Olho_azul
i
i

27 junho, 2007

Semana do dizer bem

Resolvi aceitar a proposta da paideia e vou dizer bem :)
Dado que muitos dos post's dos últimos meses diziam mal da minha tramada vida de professora, em particular nesta escola, desta vez vou dizer bem, aliás, MUITO BEM.
i
Vou dizer bem da equipa de professores dos apoios educativos, especialmente, daqueles que trabalham exclusivamente com os alunos surdos. São pessoas extremamente sensíveis, muito dedicadas e que gostam imenso do que fazem. São uns autênticos pais/tutores para estes alunos.
Nesta escola existe o N.A.C.D.A. (Núcleo de Apoio a Crianças com Deficiência Auditiva). Também eu pertenço a este núcleo pois dado ter alunos com este tipo de deficiência integrados nas minhas turmas, tive de lhes dar apoio individual uma vez por semana. Para levar a cabo o melhor possível a minha tarefa, fiz uma formação de L.G.P. (Língua Gestual Portuguesa), frequentada nesta escola ao longo de todo o ano lectivo. Foi uma experiência única, muito enriquecedora. Percebi que os meus alunos ficaram com um sentimento misto de admiração, carinho, agradecimento por me ter preocupado com eles pois apesar de ter chegado à escola quase no final do 1º período, consegui aprender a comunicar com eles rapidamente e isso facilitou imenso o processo ensino-aprendizagem. Até os alunos "normais" ficavam admirados quando, na ausência de intérpretes, eu parava para explicar melhor, gesticulando para os colegas. De certo modo, penso que contribuiu para aumentar o seu respeito pelos colegas.
i
Hoje, perguntam-me se vou ficar cá para o ano e, ao dizer-lhes que "não", ficam tristes e perguntam-me "porquê?" - não percebem porque é que uma pessoa que gosta tanto deles e que investiu tanto, se vai embora. A explicação, da minha pobre categoria de contratada, em L.G.P., era difícil por isso tive de pedir a ajuda de uma intérprete. Acho que ficaram a "rogar pragas" ao sistema de colocação de professores e à Sra. D. Ministra também.
i

21 junho, 2007

Mais um desafio

Aqui estou eu, a convite do Eskisito, a confessar as minhas leituras. Devo dizer que este post vai ser vir para me envergonhar pois elas estão paradas desde 20 de Novembro, altura em que fui colocada nesta terrível escola. O cansaço, o desânimo e a falta de paciência contribuíram para tal. Já para não falar nas leituras substituintes: livros científicos e sites (de leitura obrigatória) para escrita da minha tese de mestrado.
Ora bem... os 5 últimos livros... Quando iniciei esta pausa na leitura (e é agora que me vão achar, no mínimo, estranha hehehe) estava com três livros "em mãos" que estão ali ainda a olhar para mim na prateleira, abandonados a meio:
"Memória das minhas putas tristes" de Gabriel García Márquez;
"Equador" de Miguel Sousa Tavares;
"Zahir" de Paulo Coelho;
Acontece que antes de vir para esta escola já tinha sido colocada noutra, no fim do mundo, e, por isso, andava aborrecida, tinha dificuldade em pegar num livro e levá-lo até ao fim, achava-os todos desinteressantes. Achei que parecia mal pegar no 4º livro sem ter terminado estes três e parei; até hoje! (até ficar envergonhada hehehe)
Livros anteriores:
"A desconhecida" de Danielle Steel (Adorei este livro e fartei-me de chorar, para não variar. Vou, certamente, ler outros livros da autora);
"Romance em Amesterdão" de Tiago Rebelo.
E não vou falar nos livros todos de Nicholas Sparks que eu devoro (sou uma romântica incurável e uma lamechas! hehehe).
Não vou falar nos livros que eu já tentei (e gostava de) ler mas não consigo: "Memorial do convento" de Saramago (não engulo o Sr.), "Paula" de Isabel Allende e "Perfume" de Patrick Suskind (estes dois são demasiado pesados, densos, para o meu ser sensível).
Agora, passo a palavra a:
Maarisa

Se já foram desafiados, desculpem-me!

17 junho, 2007

Os meus "tesourinhos deprimentes"

Em jeito de vos provar que sobrevivi a esta última semana, venho aqui mostrar-vos os "tesourinhos" com que os meus lindos alunos (do 7ºano e 9ºano) me brindaram nas suas respostas aos testes e que fizeram com que não fosse fácil a sobrevivência!
Ao corrigir os testes, verifico que é, cada vez mais, difícil ser professor de Língua Portuguesa! Colegas, como eu vos admiro! Não sei como conseguem corrigir testes com tantos erros ortográficos, especialmente em palavras tão correntes como "embora" ou "interruptor". E os erros ortográficos são só uma pequena parte do que deve ser a resposta a um teste de L.P.
Aqui fica uma AMOSTRA:
"Vobine"; leia-se "Bobina".
"Bovine" ; esta versão nada tem a ver com "bovino" mas, sim, "Bobina".
"... dasse o nome de..." ; leia-se "... dá-se o nome de...".
"Prigosos"; leia-se "perigosos".
"Actividades esprementais"; leia-se "Actividades experimentais".
"... não devemos ir em vora..."; leia-se " ... ir embora...".
"Botava um bocado de sal..."; leia-se... aiii nesta parte acho que já não lia nada!
Eu, que sou uma "stôra bué de má", costumo mandar corrigir os erros, dados nas respostas dos testes, 5 vezes cada um... acham que faço mal, professores de L.P.?! Ou será que deva triplicar a pena?!

05 junho, 2007

Hoje apetece-me...



... GRITAR! Sim, gritar por FÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉRIAS!!!



Depois da elaboração dos exames de equivalência à frequência de Julho e Setembro (com tudo o que está implicado: matriz, cotações, critérios de classificação) e depois da aplicação das provas de aferição dos 4º e 6º anos, vem a elaboração de 4 testes diferentes para alunos ditos "normais" e mais 2 para alunos com N.E.E. e para os alunos surdos, a par da sua correcção (mais de 100 testes)!

Como se não bastasse, termina hoje o prazo para a entrega dos níveis de avaliação do 9ºano, aos D.T.'s. Como sou uma rapariga muito bem mandada, vou entregá-los, embora uma das turmas ainda não tenha realizado o último teste e eu ainda não tenha terminado de corrigir a outra turma!
Ahhh e estava a esquecer-me dos alunos que faltaram ao teste e atrás dos quais ainda vou ter de andar, para que o realizem! Isto só a mim!

Ainda não acabei! Temos os (inúmeros) livros do 8ºano ano para avaliar e posterior adopção de um deles. Ainda não percebi se sou EU quem, depois, vai introduzir os dados TODOS no programa!
Ahhh e falta entregar (hoje, sem falta) a papelada, que a minha coordenadora me pediu, para o dossier que que vai ser visto pelos Sr.s inspectores.


Ando assim:

Alguém me acode?!

03 junho, 2007

Blog com tomates

O meu blog foi galardoado, pelo Eskisito, com o...



A autora do prémio diz que considera "um Blog com Tomates aquele que luta pelos direitos fundamentais do ser humano".

OBRIGADA, Eskisito, pela atribuição! Considero que nessa imensa blogosfera há blog's que o merecem muito mais!

Agora, é suposto fazer 5 nomeações... tarefa difícil! Correndo o risco de não corresponder às expectativas da autora... aqui vai:

Anterozóide

Assobio Rebelde

Escola Escola quem és tu?

Professor surdo*Francisco Goulão

Professores contratados e desempregados

Agora, os nomeados devem descarregar a imagem, colocá-la no seu blog e fazer as suas 5 nomeações!