28 maio, 2007

Alunos itinerantes

Depois azáfama da aplicação das provas de aferição dos 6º e 4º anos, vem a recolha e distribuição das mesmas para classificação. Hoje foi a minha vez de ajudar nesta árdua tarefa de recolha e distribuição de 12000 provas do distrito, para os classificadores.

Verifiquei que, para além dos envelopes que referiam "alunos com N.E.E." (Necessidades Educativas Especiais), apareciam envelopes que referiam "alunos itinerantes".


Parei para pensar. Nunca tive alunos itinerantes portanto não posso falar com conhecimento próprio da sua frequente adaptação à escola, aos colegas, aos professores... enfim... Chegam a mudar de escola mais de 10 vezes por ano! Que vida têm estas crianças?

Se os alunos com residência fixa só têm sucesso com muito estudo, empenho, dedicação e trabalho, eu imagino estas crianças... têm de fazer tudo a duplicar ou triplicar. Certamente não é fácil! É claro que o destino mais certo é o abandono escolar.

Parece que o Ministério da Educação não se esqueceu deles:

"Mais de 80 alunos filhos de profissionais itinerantes como artistas de circo e vendedores ambulantes frequentam este ano lectivo o ensino básico, "saltando" de escola em escola, sem tempo para criar laços com professores e colegas. (...)
Para "garantir o direito destes jovens portugueses a uma justa e efectiva igualdade de oportunidades no acesso e sucesso escolares", a DGIDC desenvolveu um projecto-piloto em parceria com a Portugal Telecom (PT), a Texto Editores e a Porto Editora, que arranca sexta- feira, abrangendo 12 alunos do terceiro ciclo. (...) vão ser os primeiros alunos da "Escola Móvel", um projecto de ensino à distância que tem nas tecnologias de comunicação a principal ferramenta. (...)"
notícia de 09-02-2006
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Podem ler mais aqui.

22 maio, 2007

Os desafios

Cá estou eu num post 2 em 1!


Já tenho um disco novo no portátil e, portanto, net à disposição :)

Continuo com o coração apertadinho porque os técnicos ainda estão a tentar recuperar a informação do disco velho :S Vou rezar...


Respondendo ao desafio da White Angel aqui estou eu... a falar no EU :)

Eu quero: FÉRIAS e a informação do disco rígido velho!!!! Quero mesmo muito!
Eu tenho: bons amigos.
Eu acho: que no próximo ano não vou ter colocação :(
Eu odeio: injustiças, mentiras, violência.
Eu sinto: que os bons momentos passam à velocidade da luz.
Eu escuto: sempre a minha voz da razão.
Eu cheiro: a Hugo Boss (desculpem a publicidade).
Eu imploro: um horário completo no próximo ano lectivo até ao final do mesmo.
Eu procuro: manter a felicidade, de preferência acompanhada!
Eu arrependo-me: de proferir certas palavras no calor das emoções e de não ter feito backup's dos meus documentos :S
Eu amo: a vida!
Eu sinto dor: quando alguém me desilude.
Eu sinto a falta: dos meus amigos e família durante a semana!
Eu importo-me: que mandem lixo para o chão.
Eu sempre: que posso, vou ver o mar.
Eu não fico: indiferente a um homem inteligente e com sentido de humor! (hehehe)
Eu acredito: demais nas pessoas!
Eu danço: sempre que a música o permite... coloquem uma música dançável e vêem-me logo a abanar o corpinho! lol
Eu canto: quando estou feliz! Em casa, no carro, na rua... lol
Eu choro: por tudo e por nada! De tristeza e de felicidade!
Eu falho: na pontualidade (por vezes!).
Eu luto: pelos meus objectivos; por aquilo em que acredito.
Eu escrevo: poemas, quando estou inspirada.
Eu ganho: amigos com frequência.
Eu perco: a calma com pessoas incompetentes.
Eu confundo-me: com o mar - imenso, intenso, ora tranquilo, ora agitado, ora alegre, ora revoltado.
Eu estou: apreensiva relativamente ao futuro.
Eu fico feliz: quando me fazem surpresas boas!!! Quando os meus alunos agradecem por ter sido sua professora.
Eu tenho esperança: que a vida de professor venha a melhorar assim como a Educação no nosso país.
Eu preciso: de tempo, para terminar a minha tese de mestrado!
Eu deveria: já ter terminado o mestrado.
Eu sou: uma rapariga simpática, divertida, stressada, sonhadora mas realista e amiga dos amigos!
Eu não gosto: de pessoas falsas e dissimuladas.

UFAAAA!!!!
Missão cumprida... Passo o desafio aos seguintes blogs:
* * *

Agora, respondendo ao desafio da Bell, aqui fica o meu meme*:

"Onde há muito sentimento, há muita dor."

Leonardo da Vinci

Palavras para quê?! Quer na vida pessoal quer na vida profissonal, quem muito se envolve, muito sofre!

Passo a palavra aos seguintes blog's:

White Angel

O consultório da Maria

Eskisito Rules

Nas minhas palavras

Um olhar azul

(*) Um "meme" é um "gen ou gene cultural" que envolve algum conhecimento que passas a outros contemporâneos ou aos teus descendentes. Os memes podem ser ideias ou partes de ideias, línguas, sons, desenhos, capacidades, valores estéticos e morais, ou qualquer outra coisa que possa ser aprendida facilmente e transmitida enquanto unidade autónoma. Simplificando: é um comentário, uma frase, uma ideia que rapidamente é propagada pela Web, usualmente por meio de blogues. O neologismo "memes" foi criado por Richard Dawkins dada a sua semelhança fonética com o termo "genes".

17 maio, 2007

Esta escola é uma animação

Infelizmente, a "animação" continua...
Hoje a minha turma terrível do 7ºano portou-se péssimamente mal na aula de Português, para não variar. Pelo que me disseram, foram mandados para o C.E. seis alunos que tiveram como castigo andar a varrer a escola - castigo escolhido pelos próprios! Como já foram expulsos e o resultado foi mau, o C.E. tenta gerir as coisas de outra forma.
Até aqui tudo bem, não fosse a mãe de uma aluna castigada - "o camião de má educação" - ter vindo à escola insultar e oferecer porrada à colega de Português porque a filha É UMA SANTA (acreditem que é para rir!). Quem a recebeu foi a D.T. e a secretária da turma e ficaram aterrorizadas! Passo a citar o que se passou em pleno interior da escola:
(Aos berros e a bater com a mão no peito espancando-se a si própria) "Onde é que está essa v...a de Português? Ela que venha! Deve ter uma c...a muito boa! Deve deve! Eu vou-lhe aos c...os mas não é aqui, é lá fora!" Etc, etc, etc...
Com uma mãe assim, agora percebo, a filha podia ser pior!
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Além disto, a minha melhor turma do 7ºano também andou à "porrada" (NÃO SE PODE CHAMAR PORRADA A UMA PUXÃO DE CABELOS TIPO ABRE OLHOS)! Também só faltavam estes! Três miúdas a bater numa que é uma lingrinhas e provoca pela calada!
A mãe da vítima, que é do "JET", exigiu, para além do ralhete da D.T. aos miúdos, que os pais dos "agressores" fossem informados e advertidos. Como a D.T. anda muito ocupada, sobrou para mim, secretária, a parte dos telefonemas e dos ralhetes aos E.E.
Não sei como vamos terminar o ano... os dias passam lentamente, andamos todos muito desgastados e os alunos estão cada vez mais impossíveis de aturar!
Digam lá que a minha escola não é uma animação?!

10 maio, 2007

Os dias têm sido difíceis

A minha escola é uma "animação"!
Quando digo "animação", estou a ironizar, mas apenas no meu ponto de vista! No ponto de vista dos alunos a escola é mesmo uma animação - para eles, onde há porrada há animação!
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Dia A: Saio da escola pela porta que dá para o pátio exterior e quase que sou levada na corrente de alunos que passa a grande velocidade, da minha esquerda para a minha direita, na direcção do portão de saída. Pergunto a mim própria "mas o que é que se passa?!" e um aluno, ouvindo os meus pensamentos, responde extasiadamente "é porrada! É porrada!".
"Oh meu Deus", penso eu, antevendo a confusão à saída, "espero que o porteiro tenha o bom senso de não os deixar sair". Por outro lado pensei que era impossível travar aquele mar de gente louca e sedenta de porrada. E tinha razão: ele nem tentou travá-los!
Quando cheguei à saída, apenas vi sair do meio da multidão uma aluna minha - "o camião de má educação e confusão" - que, heroicamente, dava a tarefa por concluída e pegava nos seus pertences, que tinha abandonado no meio da estrada, para continuar caminho.
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Dia B - manhã: A professora ... foi para o hospital, coitada, ia mal tratada! O que lhe aconteceu?! Foi abalroada por um aluno no corredor e caiu de costas, desamparada, no chão. O INEM pô-la logo a soro; pensava-se algo de grave. Afinal são SÓ hematomas, contusões e muitas dores. Vai ter de ficar em respouso uma ou duas semanas.
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Dia B - tarde: Saio da escola e vejo uma multidão exaltada na zona do estacionamento. "Não é coisa boa", pensei. Entro no meu carro e quando ia a arrancar vejo uma das minhas alunas de 16 anos a rolar no chão com outra que não consegui identificar. Arrepelavam-se, pontapeavam-se, arrastavam-se pelo chão (valeu tudo menos tirar olhos) - uma cena horrível, do mais baixo nível que possam imaginar, que ameaçava propagar-se pelos outros que assistiam e que queriam tomar partido, que me deixou com o coração aos pulos de aflição, certa de que, se tentasse interferir, podia não sair de lá viva! O porteiro assistia de longe sem se mexer. Ainda parei o carro, num ataque de loucura, mas pensei melhor, voltei a ligar o carro e fui dali embora. Meia hora depois o meu coração ainda pulava de aflição.
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Dia C (ontem): "Stôra, há porrada, há porrada!", gritavam, com o ar mais feliz do mundo. "O que se passa?!", perguntei. "O ... e o ... já se tinham chateado lá no bairro, onde até meteu navalhas e pistolas. Agora o ... foi acabar de acertar as contas com o ... ali no pátio. Até houve sangue!" Realmente, enquanto dava aula passaram perto da janela, a vítima e dois amigos, identificados prontamente pelos meus alunos; um deles ia a sangrar do nariz e não era pouco!
Pergunto-me: "Onde é que isto vai parar?!"
Para ajudar à festa, o meu computador morreu no fim de semana :(
O disco duro foi à vida e levou com ele muitas coisas importantes...
Quero férias!!!!!!
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02 maio, 2007

Um minuto de silêncio

Este é um livro que, quando vi a sua apresentação na TV, disse logo: “vou comprá-lo”. Até podia ser o livro mais horrível do Mundo… Vale pela intenção!
As receitas dos direitos de autor deste livro revertem para a Associação Portuguesa de Surdos. O objectivo será criar um dicionário para surdos.

Este livro, uma ideia original da jornalista Marisa Moura, conta com a participação de 60 personalidades portuguesas (60 porque um minuto tem 60 segundos, foi a ideia da autora) que escrevem acerca do silêncio.
São elas:

Alexandra Lencastre (actriz); Álvaro Siza Vieira (arquitecto); Ana Salazar (estilista); António Bagão Félix (político); António Damásio (neurocientista); António Mega Ferreira (escritor); António Vaz Pinto (padre); António Vitorino d’Almeida (maestro); Armando Baptista-Bastos (escritor); Clara Pinto Correia (escritora); David Fonseca (músico); Edson Athayde (publicitário); Elisabete Jacinto (piloto); Francisco Pinto Balsemão (presidente Impresa); Frederico Lourenço (escritor); Helena Sacadura Cabral (economista); Herman José (humorista); Isabel Ruth (actriz); Joana Amaral Dias (investigadora); João Cabral (actor); João Cutileiro (escultor); João Garcia (alpinista); João Gil (músico); Jorge Palma (músico); José Cid (músico); José de Guimarães (artista plástico); José de Sousa Cintra (empresário); José Luís Peixoto (escritor); Laurent Filipe, (músico); Lili Caneças (apresentadora TV); Luís Figo (jogador de futebol); Manoel de Oliveira (realizador de cinema); Manuel Falcão (jornalista); Manuel Luís Goucha (apresentador TV); Marcelo Rebelo de Sousa (comentador político); Margarida Rebelo Pinto (escritora); Maria do Céu Guerra (actriz); Maria João Avillez (jornalista); Mário Soares (político); Mário Zambujal (comunicador); Mariza (fadista); Marta Cardoso (colunista ex-Big Brother); Nicolau Santos (jornalista); Nuno Markl (humorista); Odete Santos (política); Olga Roriz (coreógrafa); Paulo Pereira da Silva (presidente Renova); Paulo Teixeira Pinto (presidente Millennium bcp); Pedro Abrunhosa (músico); Pedro Bidarra (publicitário); Pedro Miguel Ramos (empresário e comunicador); Raul Solnado (actor); Roberta Medina (directora-geral Rock in Rio Lisboa); Rogério Jacques (actor); Rosa Lobato de Faria (escritora); Rui Nabeiro (empresário); Sílvia Alberto (apresentadora TV); Simone de Oliveira (cantora e actriz); Sónia Matias (toureira); Teresa Guilherme (produtora programas TV).

No presente ano lectivo, trabalho com surdos. Para além das aulas de C.F.Q. a que assistem integrados numa turma, dou-lhes apoio individual. Para melhor os ajudar, frequento desde o início das minhas funções, uma formação de Língua Gestual Portuguesa. É muito gratificante trabalhar com estes meninos, acreditem! É uma experiência muito enriquecedora e que "alivia" de algum modo o desconsolo e desmotivação que sinto com as turmas indisciplinadas.

Ao trabalhar com estas crianças, constato que, realmente, têm muitas dificuldades; as suas lutas diárias são a triplicar: Língua Portuguesa, Língua Gestual, representação mental das palavras.
Quando vêem uma palavra escrita pode acontecer uma destas coisas: aquelas letras juntas não lhes dizem nada porque não associam a imagem que ela representa ou podem associar a palavra a um gesto mas não sabem o seu significado (quando não é nada de concreto, digamos assim) ou ainda eu conseguir que associem a palavra a uma imagem mas não sabem o seu gesto. Enfim… uma complicação! E tudo isto porque não são devidamente acompanhados desde o 1º Ciclo!

Façam como eu, comprem o livro e ajudem-nos, pelo menos, a ter um dicionário!
Podem saber mais sobre este projecto aqui.
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01 maio, 2007

Thinking blogger



Lá fui eu apanhada na rede...

Obrigada à White Angel pela "nomeação" mas devo dizer que acho que o meu blogue não se encaixa na vertente de blogues que, REALMENTE, dão que pensar...

White Angel, o teu blogue, sim, é um daqueles que nos permite reflectir sobre muitas coisas!
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Quem nomeio?!

Confesso que, com a minha falta de tempo não consigo explorar os blogues todos que gostaria... Por isso, tenho pouco por onde escolher pois visito poucos e com pouca frequência.

Humm acho que vou ter de nomear alguns que já foram nomeados!!! Cada um à sua maneira, são estes os meus eleitos:
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A White Angel sem palavras! Rapariga, as tuas escolhas de textos e imagens são maravilhosas! Continua! Sabes que te leio sempre mas só comento quando estou inspirada porque tu assim o mereces!!! :)

A sensível Maarisa sempre com as suas palavras doces e muito carinho!

A Cris uma amante das palavras, grande mãe e muito corajosa!

A Bell, uma rapariga que me surpreende sempre!

O Sizandro pela "palavra certa na hora certa".
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Aos nomeados:
Quando passarem por aqui não se esqueçam de copiar o selo correspondente e colocá-lo na barra lateral dos vossos blogs.
Devem, igualmente, escolher os cinco blogs que os fazem pensar e escrever um post a nomeá-los...

Os que já foram nomeados não precisam de voltar a fazê-lo!

OBRIGADA a quem passa por aqui e lê os meus desabafos!!! OBRIGADA pelos comentários!
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