24 janeiro, 2007

Outra suspensão

Como devem imaginar, infelizmente, a minha sala de professores é um autêntico confessionário - o lugar onde cada colega pode partilhar a odisseia que eventualmente foi a sua aula.
Pois bem, fui informada que um dos meus "alunos maravilha", que já tinha sido expulso uma vez, foi novamente expulso. Desta vez, virou-se para uma das três estagiárias que estavam a dar aula com a respectiva orientadora e soltou algo como "foi assim que a Alemanhã perdeu a guerra", quando a estagiária estava a explicar algo a um aluno, debruçando-se sobre a mesa. Mas não se ficou por aqui... depois de algumas respostas revelando má educação, de discussões e confusões (imaginem, com 4 professores - orientadora e estagiários) saiu da sala completamente louco a gritar pelo corredor " a professora ... é uma p...! A professora ... é uma p...! A professora ... é uma p...!"
Foi impedida a sua saída da escola; Só saiu de lá acompanhado pelo E.E. Foi suspenso.
Imaginem lá o que deve ser estagiar numa escola destas! Tenho pena destes estagiários e não me canso de lhes dizer que as escolas não são todas assim... (é só para eles não ficarem muito traumatizados porque todos nós sabemos que esta é uma realidade que se alastra cada vez mais por muitas escolas).
Estamos à espera da intervenção de um programa específico para menores nesta situação: órfão de mãe, pai ausente, avó que toma conta mas não educa nem acompanha. E de um psicológo tb.
Sem este aluno, a turma fica mais calminha mas ainda temos a aluna de que falei no post "Ano novo, problemas velhos". Esta é um verdadeiro "camião" de má educação e má formação.
Tive conhecimento, hoje, de que foi roubada a folha de registos comportamentais (que optámos por fazer para compilar e poupar, de alguma forma, a D.T.) que anda no livro de ponto. Quem a roubou? Ninguém se acusou. Os que queriam acusar tinham medo. Nem na presença do C.E. nem da ameaça da presença da polícia na sala de aula!
Estratégia: cada um escreve numa folha o que sabe acerca do desaparecimento da folha e assina; apenas a D.T. e o C.E. irão ler os testemunhos. Assim foi. Vejam a inocência de uma das alunas para a minha colega: " a X não vai saber disto, pois não?" (cheia de medo e não se apercebendo que já estava a identificar a colega! heheh) Todos escreveram o que sabiam e, claro, confirmou-se que foi a aluna X.
É claro que os meus colegas sabiam que tinha sido a X a roubar a folha mas tinham de ter provas. A menina X roubou a folha porque já tem tantas participações disciplinares quantas as necessárias para ir outra vez suspensa!
Ser professor cansa!

18 janeiro, 2007

Alguém quer?!


REUNIÕES & REUNIÕES & REUNIÕES

Eu partilho! Que eu, nestas coisas, sou uma "mãos largas"! (HEHEHE)


Tenho 21 reuniões agendadas para este período!!!


Reuniões de C. T.: no início do período, a meio do período, no final do período;
Reunião da sala Multi;
Reunião geral de professores;
Reunião de NACDA;
Reuniões de departamento;

Reuniões de grupo.

Sem contar com os imensos conselhos disciplinares!

A inspecção anda por cá e então reúne-se por tudo e por nada, fazem-se papéis por tudo e por nada (e que não servem para nada, a não ser para destruir florestas!) e encontrar soluções para os verdadeiros problemas, nada!

14 janeiro, 2007

Será que ouvi bem?

"...um dos meios de combate à violência nas escolas é a instalação de videovigilância..." dizia o locutor da R. Comercial num dos últimos dias da semana passada, enquanto eu me dirigia para mais um dia de aulas (?!? ou será de treino à defesa pessoal?!) Eu nem queria acreditar!... Fiquei feliz por perceber que, pelo menos, a Sra D. Milú tem conhecimento de que há violência nas escolas!
Como apanhei a notícia quase no final, tratei de saber mais:
"Em nome da segurança, o Ministério da Educação quer generalizar a instalação de sistemas de alarme e circuitos de videovigilância nas escolas do ensino básico e secundário. A medida foi debatida esta semana com o grupo coordenador do Programa Escola Segura. A ideia passa por alargar a utilização destes sistemas que já existem em alguns estabelecimentos às escolas que solicitarem a instalação. Para os alunos, câmaras não é sinónimo de segurança. Contactado pela SIC, Paulo Sucena da FENPROF entende que a medida nem é boa nem má. Prefere esperar para ver como vai ser aplicada, tendo em conta que não pode ser um mero sistema policial, muito menos violar os direitos de quem trabalha na escola, corpo docente ou não."
Por um lado, devo dizer que fiquei feliz por saber que, pelo menos, já se estão a tentar encontrar modos de resolução de um problema que, acreditem, não é pequeno nem fácil de resolver! Por outro lado, conheço a realidade e, portanto, não sei se isto irá resultar. Sei que o programa Escola Segura está em acção e funciona até ao limite das portas das salas de aulas. Na minha escola os carros policiais chegam a entrar para dentro dos portões da escola e os Sr.s polícias passeiam-se à entrada, no átrio, e até vão ao bar. Mas isto não resolve os problemas dentro das salas de aulas, nem nos corredores, onde frequentemente se vêem as auxiliares de acção educativa a gerir conflitos, a tentar travar cenas de porrada. Só na 6ªf foram partidos 2 vidros (um da porta de entrada do átrio e outro da porta de um corredor).
Será que a videovigilância resolve estes problemas?! Eu gostava de acreditar que sim!!! Embora estas notícias não me tenham esclarecido quanto às sanções que irão ser aplicadas aos alunos que sejam protagonistas de cenas incorrectas nas aulas, detectadas pela videovigilância. Quem trabalha com estes miúdos percebe que eles não têm medo de nada:
nem de suspensões - adoram ir pra casa porque fazem o que querem e não têm de ir à escola (quem toma conta deles (muitos não têm pais ou foram abandonados ou os pais são piores do que eles) não os consegue educar);
nem de autoridades - ninguém lhes pode bater nem maltratar - se for preciso ainda levantam a voz e o nariz para elas;
nem de ser presos - porque sabem que isso não é possível porque são menores.
Enfim, eles acabam por ditar as regras. No meu ponto de vista, para alguns, só mesmo interná-los em casas de correcção.
No início desta semana, na aula de uma das minhas melhores turmas, os alunos estavam agitadíssimos: "Xiuu, calem-se, estamos a ser filmados!" "Não estamos nada, aquilo não é câmara!" "É, sim!"
Tinham detectado um objecto semelhante a uma câmara de filmar minúscula num canto superior da sala de aula e perguntaram: "Oh stôra, estamos a ser filmados?" Era tal a agitação e o medo que me deu vontade de rir (porque não era câmara nenhuma). Mas penso que isto só aconteceu porque é uma das boas, e poucas, turmas. Nas turmas indisciplinadas, até pode surtir algum efeito nos primeiros tempos mas depois acho que até se vão dar ao luxo de fazer cenas para as câmaras! (Desculpem-me de estar a pensar tão mal dos alunos mas acho, sinceramente, que este tipo de miúdos não tem vergonha nem medo, de nada nem de ninguém!) Espero estar redondamente enganada para o meu bem e de todos os colegas que dão aulas em escolas destas.

08 janeiro, 2007

Ano novo, problemas velhos

Pensei que as férias de Natal os fariam reflectir...
Pensei que as notas do 1º período (más) os fariam perceber que o comportamento pesa bastante na sua avaliação...
Pensei que o Pai Natal era bonzinho e que gostava dos professores destas turmas insurrectas da minha escola...
Pensei...
(aposto que vos está a vir à mente aquela velha frase: "A pensar...")
Ex. 1: "U ké que foié?! óóóóó nuncá biu?? Sóu muito liinda num sóu?! E tu, (virando-se para um colega) támbêim nunca bisté?" (com sotaque do Norte e aos berros) e, nisto, pega em canetas e atira com toda a sua força ao colega.
Ex. 2: "Stôra não quero estar aqui, stôra quero ir prá li, stôra não quero estar aqui, stôra quero ir prá li, ..." (Aos berros durante quase um minuto, só se calou quando o mandei retirar da aula)
Em apenas 3 dias o número de faltas disciplinares dá dores de cabeça aos D.T. ao ponto de ter de se chamar o E.E. de um dos alunos, que até o presidente do C.E. já começa a ter problemas para controlar. Sinceramente não sei onde isto vai parar!... O período mal começou!...
O sentimento que tenho neste momento traduz-se numa frase: "Não quero ser professora deles! Tirem-me daqui, por favor!!! Isto não é ensinar, isto é tentar controlar multidões descontroladas!"
Acabei de ver uma "amostra" reportagem na SIC sobre violência nas aulas; As aulas foram filmadas com câmara oculta e, digo-vos sem exagero, as minhas são um pouco piores. Penso que o desenvolvimento da reportagem vai passar à 1h da manhã - como apanhei a reportagem a meio, espero ter percebido bem! Tentem ver!
S.O.S.

02 janeiro, 2007

FELIZ ANO NOVO

Imagem tirada daqui
Depois de três dias de pura diversão, relaxamento e convívio com os amigos, estou de volta ao MUNDO REAL :( ai, como custa regressar ao frio e à chuva, ao trabalho, às obrigações diárias, às rotinas... Enfim... Já dizia o ditado: "Tudo o que é bom acaba depressa".
Espero que este NOVO ANO seja generoso com todos: que nos permita atingir os objectivos pessoais e profissionais, desfrutar de tudo de bom que a vida nos pode dar: SAÚDE, PAZ, AMOR (muito amor! hehehe), AMIGOS (dos verdadeiros, de preferência!). MUITA FELICIDADE!
Ahh ia esquecendo: e BONS ALUNOS e BOAS ESCOLAS e uma NOVA MINISTRA! (acham que é pedir demais?!) :)
Desejo-vos tudo de bom neste NOVO ANO! Muito sucesso para todos!