27 novembro, 2006

"O prato do dia"

E o "prato do dia" é... conselho disciplinar!
No final da semana passada tive um - o das meninas "complicadas" do 9ºano, pelo mau comportamento que tiveram (antes de eu chegar à escola) - e o resultado foi: 3 dias de suspensão para a aluna A, 3 dias de suspensão para a aluna B, 2 dias de suspensão para a aluna C e uma repreensão escrita para a aluna D. Sinceramente, acho que não vai resultar! Até porque, depois disto, já foram colocadas muitas participações disciplinares na "gavetinha" do DT, algumas das quais feitas por mim.
No final desta semana está marcado outro conselho disciplinar mas desta vez para uma turma do 7ºano - a mais complicada (já repararam que eu tenho todas as turmas complicadas?!). Este conselho disciplinar vai resultar na suspensão de 2 alunos; e sabem como é que eu sei?! Eu conto! A situação era tão grave que o C.E. teve de agir e mandar os meninos para casa na semana passada (isto foi antes de eu chegar à escola) porque só agora o conselho de turma vai conseguir reunir (a ordem cronológica das coisas teve de ser invertida). Hoje, finalmente, conheci-os (estava ansiosíssima, como devem imaginar lol) Acham que eles voltaram mais bem comportados?! Nem vos conto!!! É do pior!
Hoje, o DT da turma complicada do 9ºano disse-me que vai marcar outro conselho disciplinar, desta vez para outro aluno. Bolas, não fazemos outra coisa na vida!
Já fiz mais participações disciplinares numa semana do que em 6 de anos de serviço!
Isto é triste!

22 novembro, 2006

"A escola da vida"

Foi este o nome que lhe atribuiu um dos meus novos colegas de trabalho quando falávamos sobre a população "pesada" da bela escolinha onde vim parar. A ESCOLA DA VIDA.
Fui muito bem recebida. A presidente deu-me logo o meu horário e um guia, com tudo o que preciso de saber acerca do funcionamento da escola, com legislação necessária, projectos, etc. A substituição será até Maio, com sorte, até ao final do ano lectivo (estou a substituir uma colega grávida, que está a um mês do parto).
Os colegas, até à data, são muito simpáticos e estão sempre prontos a ajudar, a orientar, abordam-me a perguntar se sou nova e, depois da minha resposta, dão-me as boas vindas. Até os funcionários vêm ter comigo para "ajudar no que for preciso"!
Agora, a história da "escola da minha vida":
Não sei como sobrevivi à primeira aula, de 90min, de uma "bela turma" do 9ºano que me saiu na rifa. Eu já passei por muitas escolas, já apanhei vários tipos de alunos, desde a mais alta classe social à mais baixa, mas nunca vi nada assim!!! Má educação (do pior), insolência, má formação, falta de modos, falta de princípios, brejeiras, em suma, um gang de garotas de bairro! Tratam-se por "vacas", falam extremamente alto, desafiam tudo e todos e, coitado daquele que lhes fizer frente!
Assim que cheguei à escola disseram-me que iria ter um conselho de turma disciplinar, no final da semana, por causa das alunas "complicadas" da turma "X" do 9ºano - uma delas levantou a mão à prof. de L.P. e chamou-lhe bruxa. Todos me alertaram para o que iria apanhar e tentaram, cada um à sua maneira, dar-me algumas orientações. Nada do que disseram conseguiu dar-me uma ideia do que "apanhei pela frente"... ainda estou em estado de choque! Mas como comigo não brincam... dps conto-vos cenas dos próximos episódios (se eu sobreviver!) lol
E... pensam que fico por aqui na minha história?! Claro que não... Tenho, em média, 2 alunos surdos por turma (em 5 turmas) o que faz com que eu dê apoio individualizado para além da aula, a cada um deles. Acho que vai ser uma experiência única, especialmente porque eu não percebo nada de L.G.P.
Digam-me, como vou explicar ciências a surdos totais que não percebem nada do que eu digo?! Eu até tenho jeito para desenho, é o que me vale!
Disseram-me que iria ter uma intérprete nas aulas mas ainda não a vi!
Além disso, um dos alunos surdos é autista e, só por acaso, fica muito nervoso qdo não percebe alguma coisa que está escrita no quadro!
Até breve...

18 novembro, 2006

E saiu-me a sorte GRANDE, ou não... [parteII]

Não me saiu o euromilhões, com grande pena minha, saiu-me mais uma escolinha, desta vez no Norte!
Lá vou eu mais uma vez...

15 novembro, 2006

A minha missão acabou

Fui colocada num horário temporário e, portanto, qdo assinei o contrato estava mencionado: "...até impedimento da titular". Pois bem, a titular deixou de estar impedida na 2f e eu voltei para casa hj :(
O dia foi longo: ter de deixar todas as informações acerca dos alunos com a outra colega, assinar papéis, fazer pagamentos, fazer as malas, enfim...
Foi um dia cheio de surpresas e tristezas...
Estava eu a almoçar com as minhas queridas colegas de casa (P. e M.), em casa, quando ouvi o toque da campainha da porta. Fui abrir. Eram algumas alunas (por incrível que pareça, umas muito traquinas a quem eu "puxava muito as orelhas") que me queriam dar um beijinho de despedida. Não queriam que eu viesse embora. Estavam revoltadas com a mudança de professora. Depois de alguma conversa, troca de beijinhos e email, foram embora. Voltei para a mesa para continuar o almoço. A campainha voltou a tocar! Fui abrir a porta, não vi ninguém. "Tens um bilhete no chão" disse-me a minha colega M. que também tinha ido ver quem era. Peguei no bilhetinho:
"Olá stôra!! Esperamos que tenha boa viagem no seu regresso a casa. Nós ficamos aqui mas ficamos consigo no coração. A stôra foi a melhor professora que conhecemos até hoje. Beijinhos fofos como você. Ass.: as suas alunas (algumas assinaturas)". E as lágrimas rolaram pelo meu rosto...
A campainha voltou a tocar. Apareceram mais alunas. Mais conversa, mais lágrimas. Ainda ouvi algo como "... oh stôra, eu sou assim (pestinha) mas tenho coração! Não quero que vá embora!" (aqui deu-me vontade de rir!...)
Acompanharam-me até à escola... muitas fotografias e a oferta de um diploma do "Comité de alunos agradecidos" concedendo-me o título de "Super professora"!!! As lágrimas voltaram a rolar...
Eu sou uma "Maria Chorona"!
Agora estou com um sorriso saudoso nos lábios... aqueles pestinhas, tão queridos!... Sabe tão bem receber estes miminhos, não sabe?! São estas pequenas coisas que nos fazem sentir úteis e ter orgulho na nossa profissão apesar de andarmos sempre com a casa às costas e de sermos maltratados pela Sra. D. Ministra!
Lá meti "a casa" toda dentro do carro e regressei, debaixo de um grande temporal.
E agora?!... Lá volto eu para a lista de ordenação...

12 novembro, 2006

Uma questão de partilhar a ignorância...




No caso dos meus alunos, era preferível eles dizerem que não sabiam a resposta, ou simplesmente não responderem, a partilharem a sua ingnorância comigo!!! :(

Testes e mais testes para corrigir... já não aguento ver tantas asneiras!...

Asneira de ouro:

Questão: "A Via Láctea é a maior galáxia do Grupo Local"; R.: "Falso. A Via Láctea é a maior galáxia do Sistema Solar."

Asneira de prata:

Questão: "Qual é o nome da estrela de grande importância para orientação nocturna dos habitantes do Hemisfério Norte?"; R.: "É a Estrela Polar porque ela helumena ao pé da Lua."

Asneira de bronze:

Questão: "Qual é o nome da estrela de grande importância para orientação nocturna dos habitantes do Hemisfério Norte?" R.: "Ursa Maior."

A vida de stôra é tramada!!!...

08 novembro, 2006

Um desafio é um desafio!... :)

Respondendo ao desafio da stôra Bell, aqui estou eu no confessionário... :))
Regulamento: "Cada bloguista participante tem de enunciar 5 manias suas, hábitos muito pessoais que os diferenciem do comum dos mortais. E além de dar ao público conhecimento dessas particularidades, tem de escolher 5 outros bloguistas para entrarem, igualmente, no jogo, não se esquecendo de deixar nos respectivos blogues aviso do "recrutamento". Ademais, cada participante deve reproduzir este "regulamento" no seu blogue."
(Algumas d)as minhas manias
1) Verificar se o carro ficou fechado, 1001 vezes! Que grande trauma! (lol) Mas juro que me esforço para serem apenas 1000 vezes! :))
2) A minha almofada ninguém me tira! Ahh pois, que isto de ser stôra não é fácil, principalmente no que toca a dormir fora de casa :( E eu não consigo dormir sem a minha almofada; ela anda sempre comigo!!!! :)))
3) Medicamentos?! Nem pensar! Só tomo medicamentos quando estou mesmo "nas últimas" e, mesmo assim, só depois de experimentar todas as receitas caseiras, possíveis e imaginárias! O corpo tem de ser forte! (heheheh) Acho que esta mania se deve à minha formação em química e ao facto de ter trabalhado em laboratório com muita "porcaria química"!
4) Andar sempre com a máquina fotográfica na mala, não vá aparecer uma grande oportunidade de clicar! Adoro fotografia! :)
5) Conjugação de cores... principalmente no vestuário, tudo tem de estar em harmonia: desde a cor dos brincos, à cor da mala, do calçado até à roupa! :)
Bom, estas são as manias que, neste momento, me lembro...
DESAFIO os bloguistas:

05 novembro, 2006

Alterações ao ECD...


... E como uma imagem vale mais do que mil palavras, resta-me dizer que, num dos últimos dias, os meus alunos do 10º e 11º anos viraram-se para mim, na sequência de uma conversa acerca das aulas de substituição e das loucuras da Sra. D. Ministra, e questionaram: "Oh stôra, a Ministra 'tá doida, como é que os nossos pais vão avaliar os professores?! Eles não têm capacidades p'ra isso!!!"

...

01 novembro, 2006

E se, de repente, um desconhecido te aborda...

... no meio do centro comercial e te pergunta:
-"É professora?"
- "Sim, sou." - respondi.
- "Deu aulas na EB 2,3 de ...?" - voltou o desconhecido.
- "Dei... há 3 anos."
- "Ahh então foi minha professora!... Não se lembra de mim?!"
Sinceramente, não me lembrava da cara do rapazinho... Bem vestido (ligeiramente betinho), praticamente da minha altura, um sorriso engraçado, simpático e, aparentemente, muito satisfeito por me ter encontrado - uma ex professora dele!
É certo que eu sou uma desgraça para me lembrar de rostos e de nomes. É certo, também, que, para aquele rapazinho ter sido meu aluno na dita escola, só pode ter sido aluno do 7º ano e que, portanto, nesta altura já sofreu as alterações características da puberdade, o que torna mais difícil reconhecê-lo! Mesmo assim, naquela fracção de segundos, ou um ou dois minutos, fez-me imensa confusão não me lembrar de nada acerca dele!... Tive a feliz ideia de lhe perguntar o nome e, ao ouvi-lo, gelei! (lol)
Só consegui responder: "Pois, certamente fui tua professora, o nome não me é estranho..." - fiquei com cara de parva, sem saber o que dizer. Ele disse: "Ah era só para confirmar" - sorriu e despediu-se. Eu sorri também e despedi-me "até à próxima".
Nem imaginam!... Aquele rapazinho foi meu aluno apenas no último período daquele ano lectivo pois veio transferido de outra escola, da qual foi expulso! Era o verdadeiro terror, a verdadeira dor de cabeça de qualquer professor! (E agora pareceu-me um santinho!...)
Um dos episódios protagonizados por ele, e o qual nunca vou esquecer, foi quando ele a meio de algumas das minhas aulas (e de outros professores também) se mutilava com o bico do porta-minas, furando o interior das narinas, deixando o sangue escorrer pela cara, passando pela boca (e deixando-a encher), pelo queixo e pelo pescoço. Como isto era tão rápido eu só me apercebia quando ele já estava como uma vítima da 2ª Grande Guerra Mundial. Então, ele olhava para mim, com ar expectante, para ver se tinha conseguido chocar a professora, abria a boca mostrando também os dentes cheios de sangue e perguntava calmamente se podia ir à casa de banho limpar-se porque estava a sangrar (como se fosse algo completamente normal). A primeira vez que isto me aconteceu fiquei completamente transtornada e tive de me controlar para aparentar a calma e acalmar os colegas de turma que tinham pavor dele! A partir dali tive de me habituar...
E isto foi apenas um dos imensos episódios!...
O Concelho de Turma nunca mais teve descanso, como devem imaginar! Aquele rapazinho foi um poço de problemas!
Agora, aparentemente, parecia outro rapaz! :)
Espero que ele tenha encontrado o caminho certo!