28 outubro, 2006

As aulas de substituição continuam... bem ou mal

Andava por aí a ler as actualidades e deparei-me com esta notícia do Jornal de Notícias, na qual um professor de uma escola do Porto relatava as reacções dos alunos para com as aulas de substituição: "Não queremos, não queremos... É assim, levantam-se todos em motim e começam a gritar que não querem as aulas de substituição. Ninguém os controla dentro de uma sala. Os rapazes levantam-se e vão para a janela atirar beijos às raparigas que passam".
Este relato fez-me lembrar muitos episódios que ocorreram na escola onde leccionei no ano passado (secundária com 3º ciclo), em que as colegas com muito tempo de serviço, e habituadas a dar aulas apenas a alunos do ensino secundário, iam para as aulas de substituição a tremer, principalmente quando a substituição era ao nível do 3º ciclo. Muitas das vezes, o barulho, diria mesmo anarquia, dentro da sala de substituição era de tal ordem que os funcionários viam-se obrigados a intervir em auxílio do professor tendo que, por vezes, chamar algum membro do C. Executivo. Muitos colegas saíram destas aulas a chorar.
Penso que, desta forma, os nossos governantes vão contribuir, em grande, para a diminuição da qualidade de vida de um professor - a insanidade mental vai surgir muito mais cedo na vida de cada um e vai acontecer a um maior número de professores. As reformas serão, assim, antecipadas e com valores menores. Além disso, os números do desemprego vão diminuir, como é fácil perceber . Como vêem, só ganhos para o estado! É assim que se comanda o ministério, Sra D. Ministra! Com pulso de ferro!
É certo que, vivemos num país pequeno, muito pequeno, mas grande o suficiente para haver discrepâncias ao nível de educação, comportamento, valores e atitudes dos alunos. Acredito que haja escolas onde as aulas de substituição correm muito bem, mas acredito, também, que as escolas onde elas correm mal serão em número muito maior! São os professores dessas escolas que são incompetentes?! Que não querem trabalhar?!
Devo dizer que, na minha escola, as aulas de substituição acontecem a toda a hora e todos os dias. Sim, há sempre colegas a faltar! Temos uma sala, denominada sala de estudo, equipada com TV, vídeo e leitor de cassetes audio, onde os professores de substituição se encontram e esperam pelos alunos que têm furo. Sim, são os professores que esperam pelos alunos! Estes, sempre que um professor falta, encaminham-se para a sala de substituição (uns com mais vontade do que outros; outros ainda sem vontade nenhuma e que fazem a vida negra a quem lá está). Quanto aos planos de aula, provavelmente, muitos deles "levou-os o vento"... Enfim...

25 outubro, 2006

Um olhar sobre as vizinhanças...



Como no post anterior não apareceu foto devido a problemas técnicos, aqui estou eu a apresentar-vos a linda zona onde se insere a minha escolinha :)
Como como podem ver, posso gritar à vontade que ninguém me ouve! :)

20 outubro, 2006

Mais um mês?!

Quando fiquei colocada, disseram-me que, em princípio, ficaria por um mês mas talvez se prolongasse por mais tempo pois a colega tinha metido atestado de 1 mês mas provavelmente teria necessidade de meter outro. Quando nos dizem uma coisa destas ficamos sempre com aquela ansiedade: será que é um mês, será que são dois, será que é o ano inteiro?! A partir daqui deixamos de ser donos do nosso futuro, estamos dependentes de outros - isto, para mim, é horrível! Estamos a dar aulas a alunos que "não são nossos" ou que dentro de pouco tempo podem deixar de ser; marcamos testes e não sabemos se os vamos realizar ou se é outra pessoa; é o pegar num projecto que PODERÁ vir a ser terminado por outra pessoa. Isto deixa-me completamente desorientada e desmotivada!
Achei a vila simpática, as gentes ainda mais, a paisagem incrivelmente bela, tranquilizante e agreste tb... muito frio! Os alunos, esses, podiam ser melhores... menos "agrestes", mais civilizados, mais bem educados, mais trabalhadores e empenhados. O grupo de colegas é muito bom, gosto imenso deles (se não fossem eles a dar-me força...)!
Finalmente, chamaram-me para assinar o contracto e disseram-me que vou ficar mais um mês (a colega meteu outro atestado - disseram-me que pretende destacamento por condições específicas; já lhe foi negado uma vez e ela está a tentar pela 2ª vez). Mais um mês, para já... Ao fim de 55 dias de atestado, a escola manda a colega a junta médica e logo se vê se ela tem o que pretende e, portanto, se eu fico mais tempo ou não...
Como devem imaginar, esta situação está a causar-me grande ansiedade, não tenho andado muito bem disposta! Acho mesmo que já não estou a achar piada nenhuma à escola, nem à terra, nem à paisagem, nem a nada!... Desculpem a expressão mas estou a passar-me no meio daquelas montanhas!!! E já constatei que, se gritar, ninguém me vai ouvir dado que não há civilização nas imediações, podem verificar pela foto! heheh
SOCORRO!

14 outubro, 2006

O professor ainda tem valor!

"A tradição já não é o que era" é uma frase que, naquela terra do interior onde estou a dar aulas, não faz sentido... Lá, a tradição ainda é o que era!
Lembram-se do tempo em que um professor era bastante respeitado, apaparicado, diria mesmo, venerado por todos? Eu também me lembro; Acontecia no tempo em que os meus irmãos mais velhos frequentavam o Ensino Básico. Infelizmente, hoje em dia, um professor é visto... ... bom, todos nós sabemos como! Excepto naquelas terras do interior do país, longe da civilização, onde as pessoas são humildes, onde não há futilidades, onde o ar que se respira não tem poluição, onde os professores são o motor do desenvolvimento económico, social e cultural. Naquelas terras beirãs, para onde o concurso me levou, os professores ainda são acolhidos com tal simpatia e alegria que nos faz esquecer o quão longe estamos de casa!
Partilho casa com duas colegas e a nossa senhoria, sempre que se lembra, presenteia-nos com uns "miminhos da terra"! Ahhh, já me esquecia... o meu nick (stôra) quase que deixa de fazer sentido!!!
Agora sou "xenhora profexora" ou "xenhora doutora" :) hehehe :)

11 outubro, 2006

Agora vou ser mãe adoptiva!

Fui colocada num horário completo mas ao chegar à escola ainda não me tinham sido atribuídas as horas que temos de "dar" à escola.
Então comunicaram-me há uns dias que vou ser TUTORA! Com alguma sorte, nunca fui tutora, apenas ouvi falar "por alto", e não muito bem, neste belo nome, daí ter-me virado para o colega do C. Executivo e ter perguntado: "O que faço eu com este estatuto?!" Foi-me dito que iria acompanhar o aluno, ajudá-lo a orientar o horário de estudo, organizar o caderno diário, verificar se faz os trabalhos de casa, verificar a sua assiduidade que, pelo que me foi dito é péssima, enfim... ser MÃE dele!
Fiquei um pouco em pânico pois para eu ter fazer isto, o aluno deve ter um perfil pouco bom!
Pois não me enganei!... Quando ouvi o nome do aluno ia caindo pro lado! vou ter muito trabalhinho!... Ou não... Hoje, foi a 1ª sessão de tutoria e o aluno faltou! O que vou eu fazer?! Correr atrás dele?!

06 outubro, 2006

Há escolas e escolas...

Bom, isto de conhecer uma escola nova cada ano que passa é uma situação que me deixa com diversos estados de espírito ao longo do dia, nos primeiros dias!...
A minha nova escola tem um pouco de tudo! Ora vejam só:
O edifício faz lembrar um eterno sobrevivente da 2ª Grande Guerra Mundial; Para encontrar uma sala no 1º andar tenho de subir e descer escadas muitas vezes, pois o 1º andar de cada edifício tem, digamos que, vários corredores estanques (como se fossem vários edifícios colados); LADO POSITIVO: muita ginástica que eu vou fazer (embora não precise!);
Os funcionários são uns queridos, muitos prestáveis e simpáticos;
A sala de professores, eu diria, salão de professores, é a maior sala que já vi na vida, parece um salão de baile! Sem contar com a sala dos fumadores, que é uma pequena sala à parte! LADO POSITIVO: as "tias da casa" não têm de levar com o pessoal jovem em cima, há que manter a distância (hehehe) e podemos sempre fazer umas "parties" nos intervalos! (hehehe)
O C.Executivo, bom.... apenas vos conto que mal acabei de preencher os papéis do contrato me disseram que dali a uns 40 minutos tinha de cumprir o horário! Isso mesmo, depois de 2h30 de viagem para chegar aquela bendita terra, sem ter almoçado, sem ter arranjado alojamento e sem ter nada preparado! (é para rir e chorar ao mesmo tempo, eu sei!)
O bar da sala de professores é de self-service e self-pagamento! Isso mesmo! Um grande apelo à honestidade de cada professor e de cada funcionário! (Este tem o meu forte aplauso, se "não der para o torto")
Os alunos.... os alunos.... bom, falo nisso depois! Acho que vou ter muito trabalhinho!